• O QUE É O PROCESSAMENTO AUDITIVO?
O processamento auditivo refere-se à percepção auditiva percebida pelo sentido auditivo. É desenvolvido nos primeiros anos de vida, portanto a partir da experienciação com o mundo sonoro, desse modo é que "aprendemos a ouvir".
Disfunção do Processamento Auditivo Central
· É uma falha no desenvolvimento das habilidades perceptivas auditivas, mesmo com audição normal, é totalmente diferente de perda auditiva. Em geral encontra-se associado a dificuldades de aprendizagem.
- Etiologia do PAC
· Fatores hereditários
· Problemas no SNC massa cinzenta ( córtex ) = causa efeito direto da função auditiva; substância branca ( tronco cerebral ) = causa interferência na transmissão sonora .
· Crises de OM (otite média) na primeira infância - Otites freqüentes durante os 3 (três) primeiros anos de vida (Processos alérgicos respiratórios, tais como sinusites, rinites e até mesmo refluxo gastro-faríngeo estão comumente associados).
· Permanência em UTI-Neonatal por mais de 48 horas.
· Experiências auditivas insuficientes durante a 1ª infância. - A CRIANÇA PODE APRESENTAR DPAC SE DEMONSTRAR ALGUMAS DESTAS MANIFESTAÇÕES:
- Apresenta dificuldade em manter atenção aos sons; crianças desatentas (atenção reduzida); - - Dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita;
- - Dificuldade em compreender o que lê; não relacionam a informação auditiva com a visual;
- - Necessidade de ser chamado várias vezes ("parece" não escutar);
- - Solicita com freqüência a repetição das informações: Ah? O quê?
- - Dificuldade em entender expressões com duplo sentido ou piadas ou idéias abstratas;
- - Dificuldade ao dar um recado ou contar uma história;
- - Problemas de memória para nomes, datas, números e etc.
- - Dificuldade em acompanhar uma conversa, aula ou palestra com outras pessoas falando ao mesmo tempo.- Problemas de fala (troca /L/R/S/E/CH/)
- - Dificuldade em localizar a origem dos sons.
- - Dificuldades escolares (matemática e português);
- - Dificuldades para aprender a ler e a escrever;
- - Escrevem em "espelho" ou trocam as letras;
- - Letra "feia";
- - Problemas de memória, geralmente memória em seqüência;
- - Muito agitadas ou muito quietas;
- - Dificuldades de relacionamento com crianças da mesma faixa etária.
- COMO PAIS E PROFESSORES PODEM AJUDAR?
Antes de começar a falar, chame, olhe ou toque a criança e garanta que ela está olhando para você;
Fale mais alto, sem gritar, olhando para a criança de frente;
Fale pausado, mais articulado;
Repita a ordem várias vezes garantam que a criança entendeu aquilo que foi solicitado pedindo a ela para repetir;
Use frases mais curtas;
Adicione palavras diferentes à fala da criança, para que ela possa ampliar o vocabulário;
No início, diminua os barulhos da casa (desligar o rádio ou a TV). Local de estudos sem distrações auditivas e visuais. Em sala de aula (pedir silêncio, fechar as janelas quando possível), enquanto se fala com a criança;
Melhorar a acústica da sala de aula em nível de ruído aumentando a clareza da fala. A posição da criança em sala de aula: evitar sala com divisórias não acústicas (tipo eucatex); sentar a criança longe do corredor ; do ruído da rua; e não mais do que 3 metros do professor.
Fazer intervalos mais freqüentes e ajuda individual
Entrada visual simultânea a mensagem auditiva podem ajudar na memorização;
Lista do vocabulário chave: escrever na lousa palavras-chave do novo material e as instruções (a criança com PAC necessita de anotações organizadas e lembretes);
Preparar a criança anteriormente com novos conceitos e vocabulários que serão utilizados em sala de aula. Vocabulário e mensagem controlados em termos de complexidade e extensão
Monitorar a compreensão e o progresso da criança. Avaliação da compreensão: perguntas relativas a matéria devem ser feitas periodicamente, avaliando sua compreensão.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Contar histórias, cantar músicas, perguntar sobre as atividades do dia.
Na presença da disfunção do processamento auditivo central, incluir na conversação diária um treino de compreensão de linguagem no silêncio e no ruído, com a leitura de histórias com duração de 15 minutos.
Esteja atento, observe sua criança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário