terça-feira, 18 de novembro de 2008

ALGUNS FATORES QUE PODEM DIFICULTAR A APRENDIZAGEM



VISUAIS: a criança aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor, senta muito próximo à TV, coça muito as vistas, reclama freqüentemente de dores de cabeça, está sempre com remela nos olhos ou com vermelhidão.
Possíveis causas: perda de acuidade visual (necessidade de óculos), traumatismo nas vistas, queda, pancada, produtos químicos, alergias.
Sem enxergar direito, a criança perde o estímulo para estudar. Pode ficar agitada, inquieta, irritada e até agressiva. É necessário levar ao Oftalmologista para diagnóstico e providências (uso de óculos ou medicação).

AUDITIVAS: a criança pergunta a toda hora o que acabou de ser dito, ouve TV ou rádio muito alto, fala alto, observa com freqüência a boca da pessoa que está falando com ela, não se perturba com sons vindos de trás, coça as orelhas e enfia os dedinhos nos ouvidos, como se estivesse limpando, pode ter dores de ouvido ou de cabeça.
Possíveis causas: excesso de cera nos ouvidos, otites não curadas ou outras doenças, constante entupimento das vias aéreas, traumatismos, perfuração dos tímpanos por objetos introduzidos nos ouvidos ou por medicação.
Sem escutar direito a criança fica irrequieta, agitada, agressiva e desatenta. Não consegue acompanhar a aula, pois perde muito do que é dito nela ou entende mal. É necessário levar ao Otorrinolaringologista para avaliação e providências.

OLFATIVAS: a criança vive com as narinas entupidas ou escorrendo corisa, está quase sempre gripada ou em processo alérgico, sente dores de cabeça, na garganta e nos seios da face, a respiração é ofegante e difícil.
Possíveis causas: gripe, resfriado, bronquite, alergia respiratória (em geral, causada por poeira, mofo ou ácaro), sinusite causada por produtos químicos (em geral, material de limpeza caseira) ou por medicamentos.
Sem respirar direito, a criança se torna desatenta, irratada e acaba se distanciando do contexto da aula. É preciso levar a criança ao Otorrinolaringologista para avaliação, providências e possível encaminhamento para tratamento alérgico.

MOTORAS: a criança segura incorretamente lápis e caneta, ficando com dores nas articulações e nos tendões. Com dores, a criança não consegue acompanhar o ritmo das aulas. É preciso orientá-la para a maneira correta de posicionamento dos materiais, treiná-la para esse fim e levar ao Ortopedista, se houver luxação ou inchaço, para tratamento medicamentoso ou encaminhamento (fisioterapia).

COGNITIVOS: transtornos de desenvolvimento, esquecimento, confusão mental, hiperatividade, déficit de atenção, retardo mental leve.
Possíveis causas: traumatismos pré-natal, durante o parto ou após o nascimento, convulsões, medicação, falta ou excesso de oxigênio, patologias genéticas. A criança precisa ser levada ao Neurologista. SOMENTE UM NEUROLOGISTA PODE DAR UM LAUDO REFERENTE ÀS QUESTÕES COGNITIVAS, como hiperatividade, por exemplo.

LINGUAGEM:
a criança com dificuldade ou atraso na linguagem possivelmente terá dificuldade de aprendizagem também, uma vez que a linguagem está intrinsecamente relacionada ao pensamento lógico e à cognição. Sem poder fazer uso da linguagem em sua comunicação, a criança se isola das demais, torna-se agitada e agressiva ou apática. É preciso levar a um Fonoaudiólogo para avaliação e acompanhamento.

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